"Aspirantes" e o sonho do futebol
Este filme já me tocou desde o trailer: a história se passa em Saquarema, cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro onde cresci, e conta a história de Júnior, um jovem que tem o sonho de ser um jogador de futebol profissional (e joga no time de Bacaxá!). Mas, além de atleta, ele é empregado em outro lugar para ajudar na renda da família. Júnior já tem inveja de Bento, seu colega de time que e que inclusive já foi vendido para um clube da capital, e tudo fica ainda mais complicado quando sua namorada engravida.
E como é lidar com a pobreza, o desamparo e uma gravidez inesperada no auge da juventude? Júnior, vivido por Ariclenes Barroso, tem o sonho de muitos jovens que sentem a pobreza na carne e amam o esporte mais popular do Brasil: se tornar um jogador reconhecido e sustentar toda a família com sua carreira. Mas a necessidade da dupla jornada de trabalho e as preocupações mil dificultam seu desenvolvimento no futebol. Além de tudo, precisa lidar com o sucesso de Bento (Sérgio Malheiros), companheiro de clube que está em ascendência na carreira, já prometido para um time da capital e com a vida financeira estável. A inveja e a ira são dois "pecados capitais" que vão ganhando forma no decorrer do filme.
Este primeiro longa de Yves Rosenfeld capta a essência da rotina dos jogadores de futebol que atuam por todo o Brasil, longe dos holofotes. Ariclenes Barroso mostra todo potencial e carrega o filme no papel do personagem principal. O longa foi gravado em 2012, mas só agora chega aos cinemas.
Para quem é de Saquarema, como disse no início do texto, "Aspirantes" tem um gostinho a mais. A verdade é que a cidade pouco aparece na telona; não espere imagens das igreja no alto do morro ou de outros pontos facilmente reconhecíveis. Mas a cidade está nos discursos, seja no deboche sobre como a cidade é pequena até um leve escárnio sobre as condições do shopping da cidade.