#JáLi - QUEM É SHERLOCK HOLMES? | "Escândalo na Boêmia e outros contos de Sherlock Holmes"
Trechos para anotar no caderninho:
- "A meu ver, ele era a máquina de raciocínio e observação mais perfeita que o mundo já vira, mas o amor seria uma violação de sua natureza".
- "É um erro crasso formular teorias antes de se obter dados. Na insensatez, começa-se a distorcer os fatos para atender às teorias, em vez de criar teorias para atender aos fatos".
- "- Via de regra - disse Holmes -, quanto mais bizarro algo é, menos misterioso é, ao fim. Os crimes comuns e indistintos é que são realmente intrigantes, assim como um rosto comum é o mais difícil de ser identificado".
- "Não costumo ser eloquente. Uso a cabeça, não o coração. Mas realmente apelei a ela com todas as palavras de compaixão que pude encontrar. Descrevi a posição horrível da mulher que só desperta para o caráter de um homem após se tornar sua esposa, uma mulher que precisa se sujeitar às carícias de mãos sangrentas e lábios lascivos. Não omiti nada: a vergonha, o medo, a agonia, o desespero. Minhas palavras inflamadas não foram capazes de levar uma gota de cor àquele rosto de mármore, nem uma fagulha de emoção a seus olhos sensíveis. Pensei no que aquele pulha tinha falado sobre influência pós-hipnótica. Dava mesmo para acreditar que ela estava pairando acima da Terra em uma espécie de sonho extático"
- "Ela acreditava e dizia que se a fortuna de um homem era mais do que ele precisava não devia ser criada ao custo de 10 mil homens arruinados que foram privados dos meios de se sustentar".